domingo, 24 de julho de 2011

Pilates X Diabetes

Pilates desenvolve um Papel importante na prevenção e controle da Diabetes Mellitus, já que ajuda a controlar o peso e diminuir o nível de açúcar no sangue.
A diabetes é uma desordem do metabolismo, o processo que converte o alimento que ingerimos em energia. Durante a digestão os carboidratos são absorvidos pelo corpo em forma de glicose. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é o fator mais importante neste processo. O diabético não produz a quantidade necessária de insulina, por outro lado, a glicose em vez de transformar-se em energia se acumula no sangue ocasionando graves problemas.
Para o diabético é importante fazer exercícios, no entanto, deve cuidar da intensidade e do tipo de exercícios que realiza. A pessoa com diabetes deve ser avaliada de forma adequada antes de entrar em qualquer exercício físico. O exercício sem supervisão pode ter efeitos negativos, por exemplo, levantar peso demais aumenta a pressão nos vasos sanguíneos dos olhos. Da mesma forma outras pessoas podem ter problemas com os nervos dos pés ou das pernas, e estão suscetíveis a lesões.
Pilates é recomendado especialmente para pessoas cujo a saúde não permite praticar esportes e atividades fortes e com risco de gerar lesões. Pilates não requer grande força física nem de longas horas de exercício, e é de baixo impacto.
Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos ajudam a melhorar os níveis de glicose no sangue. No exercício aeróbico, o primeiro elemento que se consome é a glicose já convertida. No exercício enaeróbico (PILATES), é feita a queima de carboidratos (antes de ser convertido em glicose) e gordura mais rápido aumentando o gasto das calorias, ou seja, ajudam a melhorar a combustão da glicose e isto muda a maneira com que o corpo reage a insulina, aumentando a sensibilidade do corpo ao mesmo.
Os altos níveis dos hormônios provenientes da tensão aumentam o nível de açúcar no sangue. O Pilates pelo contrário pode ajudar a melhorar sua saúde baixando o nível de estresse.
Pilates reduz o risco de problemas do coração que é um dos sintomas freqüentes das pessoas que tem diabetes. Melhora a circulação arterial, prevenindo de problemas cardíacos, a função intestinal, a circulação nos membros inferiores, reduzindo o mau colesterol e elevando o bom, mantendo os ossos fortes, reduzindo o risco de quedas, aumenta a energia e ajuda a manter a estabilidade emocional.
O Pilates pode ser um elemento importante no controle de diabetes. No entanto, o diabético deve cuidar de sua alimentação e seguir rigorosamente as recomendações médicas.

fonte: revistapilates.com

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fatores que influenciam o gasto calórico

Muitas vezes chegam em mim e perguntam "Luciana quero emagrecer...o que devo fazer ?". Seriam horas de explicação e de fórmulas de perder aquela gordurinha, pensando nisso segue abaixo 10 fatores que INFLUENCIAM o gasto calórico mais eficaz explicado por Sylvana Braga, médica e especialista em medicina ortomolecular:

1) Atividade física

É a mais importante aliada da dieta. Além de definir o corpo, os exercícios também contribuem para melhorar a saúde cardiovascular. De quebra, os praticantes ainda ganham aval para ingerir mais calorias, já que o gasto tende a ser maior.

2) Alimentação

Os especialistas já "aposentaram” a palavra dieta e agora só usam o termo “plano alimentar”. Escolher alimentos saudáveis, coloridos e com baixo índice glicêmico são a chave para perder peso sem o risco do “efeito sanfona”.

3) Metabolismo Basal

Cada pessoa tem o seu metabolismo e o ritmo do corpo – aquele que define o gasto calórico – é o que faz alguns terem mais facilidade do que outros para emagrecer. Muitos alimentos, como a canela, são famosos por acelerar o metabolismo e também acelerar o trânsito intestinal.

4) Estresse

A ciência já comprovou: o estresse engorda. E, no mundo atual, é difícil driblar este vilão do bem-estar. Algumas táticas, como a própria atividade física, são benéficas e reduzem o nível de cortisol, o hormônio do estresse, da corrente sanguínea.

5) Sono

Uma bela noite de sono, com oito horas em média, reforça o sistema de defesa do organismo e ajuda, entre outras coisas, a emagrecer. Não negligencie a importância do descanso na rotina.

6) Idade

Na prática, as mulheres, em especial, já sabem que com o passar dos anos a tarefa de emagrecer fica ainda mais árdua. Na menopausa, por exemplo, mais da metade delas tem sobrepeso, já evidenciou uma pesquisa. O consumo calórico ideal, portanto, também diminui. Outro segredo, como conta Helô Pinheiro, a eterna garota de Ipanema, é acostumar que o jeans 38, uma hora, é ampliado para 40, sem que isso seja um problema.

7) Hormônios

Segundo a médica Sylvana Braga, os hormônios – em excesso ou em déficit – influenciam no gasto calórico. Ela afirma que os hormônios mais influentes no gasto calórico são: os produzidos pela tireoide, os femininos, os do crescimento, e os produziodos pela suprarrenal.

8) Função renal

A boca é, de fato, a parte do corpo que mais contribui para engordar ou emagrecer. Mas outros órgãos também participam deste processo. Um deles é o rim. Segundo a médica Sylvana Braga, as funções renais de cada pessoa também influenciam no gasto calórico diário. Mas isso só pode ser avaliado por um especialista.

9) Sódio, Potássio, Lítio

O trio é importante para o emagrecimento e um dos princípios básicos da dieta ortomolecular. Os médicos reiteram que mais do que ajudar a emagrecer, o equilíbrio destes nutrientes é importante para a prevenção de doenças e bom funcionamento do organismo. Sobre o sódio, os cardiologistas já estão empenhados em reduzir esta substância, presente no sal de cozinha e também nos produtos industrializados (inclusive os diet e os adocicados).

10) Neurotransmissores cerebrais

Segundo Sylvana, outros influentes no gasto calórico são os neurotransmissores como a serotonina, adrenalina, noradrenalina, dopamina e gaba, muitos deles produzidos com a ajuda de alimentos.


 Fica dica, agora é só colocar em prática as dicas e sempre lembrando que a procura de um profissional é essencial para obter um resultado saudável!


Fonte: //mediplan.com